Você sabe como fazer a troca do rolamento do alternador do seu veículo? Essa é uma dúvida que está presente no cotidiano de muitas pessoas, especialmente entre os profissionais e os empreendedores da área da mecânica. Isso porque esse procedimento é bastante corriqueiro nos automóveis e é fundamental para assegurar o bom funcionamento do veículo.
Diante desse cenário, é muito importante verificar o estado do rolamento do alternador de forma periódica, fazer as manutenções necessárias no veículo e realizar a troca do rolamento do alternador quando for necessário. O entendimento dos sinais que demonstram o momento de fazer a troca vai te ajudar a ter mais segurança para realizar esse procedimento.
Pensando na importância desse tema, neste post abordaremos o que é o alternador, falaremos as funções do rolamento do alternador, destacaremos a importância da manutenção e forneceremos dicas para te ajudar a verificar se é realmente o alternador que está com problema. Continue com a gente.
O que é o alternador dos veículos?
O alternador faz referência ao componente que se encarrega de fazer a conversão de energia mecânica em elétrica. Quando isso acontece, o equipamento apresenta as seguintes funções: alimentar os componentes elétricos e fazer a recarga da bateria do automóvel.
Vale destacar que o alternador é um componente bastante tradicional, pois foi inventado em 1913, ou seja, já é utilizado há mais de 100 anos. Durante todo esse período, a tecnologia para o funcionamento do equipamento só recebeu alguns ajustes, que reduziram o tamanho do alternador e facilitaram a geração de energia, mesmo quando os automóveis estão operando em marcha lenta.
Quais as funções do rolamento do alternador?
Como destacamos, o alternador tem como função principal gerar energia elétrica. O rolamento ajuda nesse sentido, pois ele trabalha movido a uma correia e necessita de rotação para que o alternador seja capaz de gerar energia elétrica. Por meio do rolamento, torna-se possível assegurar o giro dos componentes do alternador.
Qual a importância da manutenção do rolamento do alternador?
O rolamento é uma peça fundamental para o bom funcionamento do alternador. Isso acontece porque essa peça ajuda o alternador a gerar energia elétrica no veículo.
No entanto, é natural que, com o passar do tempo, ocorra o atrito entre as peças do rolamento, e isso pode ocasionar danos nos automóveis. Por esse motivo, é muito importante fazer a manutenção periódica desse componente dos veículos. Dessa maneira, torna-se possível evitar grandes gastos com a troca de peças.
Sobre esse tópico, é importante ressaltar que devemos comprar rolamentos que sejam indicados para o alternador do seu veículo. Além disso, é fundamental que o rolamento seja fabricado com materiais duráveis e com boa qualidade. Com isso, você vai ficar mais tranquilo e seguro.
Quais são os sinais que demonstram que o problema é com o rolamento do alternador?
Existem diferentes sinais que demonstram que o rolamento do alternador está com algum problema. Dessa maneira, é muito importante estar antenado em relação a eles para que seja possível fazer a troca no melhor momento possível e, assim, evitar futuros problemas com o veículo.
Entre os principais sinais que demonstram que o problema é com o rolamento do alternador estão situações de barulhos, o tempo de uso do equipamento e a correia estourada. Abordaremos sobre essas questões na sequência do conteúdo.
Barulhos
Quando o motor estiver ligado, o ideal é que o alternador funcione em silêncio. Desse modo, quando há barulhos nessa região, é um sinal de que o rolamento está com problema.
Tempo de uso
Você lembra a última vez que foi realizada a troca do rolamento do alternador? Caso esteja com dúvida em relação a isso, procure fazer a troca quanto antes para ficar mais seguro. Dessa forma, torna-se possível resolver diferentes problemas na região do alternador e, assim, garantir o bom funcionamento do veículo.
Em outras situações, o alternador é muito antigo e apresentou poucas manutenções. Trata-se de outro sinal que demonstra o longo tempo de uso do equipamento. Nessa última situação, é necessário fazer a avaliação dos mancais (região onde estão localizados os rolamentos).
Nesse momento, é necessário verificar se existem folgas nos mancais. Caso isso aconteça, é preciso trocar as tampas. Se isso não for feito, os rolamentos podem se danificar em pouco tempo.
Correia estourada
Outro sinal comum de que chegou o momento de fazer a troca do rolamento do alternador é se a correia estiver estourada. Quando isso acontece, pode ser sintoma de rolamento gasto, e esse componente pode travar no alternador dos veículos.
Onde você pode adquirir o novo rolamento do alternador para fazer a troca?
O novo rolamento do alternador pode ser comprado nas empresas especializadas em fornecer autopeças de reposição. As companhias do setor buscam proporcionar as melhores soluções em motores de partida, alternadores e outros componentes para o mercado alternativo.
Além disso, as empresas do segmento proporcionam um portfólio abrangente de peças destinadas a veículos leves e pesados. Tudo isso para te ajudar a fazer a troca do rolamento do alternador da forma mais eficiente possível.
Além disso, lembre-se de que é muito importante utilizar peças originais e de empresas já reconhecidas no mercado. Isso porque rolamentos sem marca podem comprometer a segurança do veículo e ainda duram pouco.
Dessa maneira, se a peça não for de qualidade, o serviço de instalação do rolamento do alternador vai ter que ser repetido em pouco tempo. A diferença de preço é pequena e, por isso, vale a pena optar por peças originais e com boa durabilidade.
Como é possível perceber, o rolamento do alternador é um componente muito importante dos veículos. Dessa maneira, é fundamental entender sobre o momento ideal de trocar o equipamento para que seja possível assegurar o bom funcionamento dos automóveis. Por isso, procuramos trazer dicas valiosas para te ajudar a identificar problemas e fazer as trocas necessárias.
Agora que você já sabe como fazer a troca do rolamento do alternador, confira mais um de nossos conteúdos e entenda quais são os principais tipos de alternadores. Veja agora mesmo as principais características de cada um!
. Confira!