CV, HP e kW. Estas medidas de potência são familiares para você? A famosa pergunta: “qual é a potência do motor?”, sempre surge em meio à compra de um novo carro.
Entretanto, por mais comum que ela seja, muitas pessoas não sabem o que realmente é a potência dos motores e como ela influencia na experiência do motorista. Por isso, que tal conhecer melhor sobre cada medida de potência e suas diferenças? Continue lendo as próximas linhas!
Primeiramente, o que é potência?
Em termos simples, a potência tem relação ao trabalho de um motor para que uma velocidade seja atingida em um determinado tempo. Normalmente, a potência é exemplificada pelas montadoras com a quantidade de segundos que um carro demora para atingir 100 km/h.
Na grande maioria dos países, inclusive no Brasil, a potência é medida por cavalo-vapor (CV). Entretanto, também é possível encontrar fichas com a medida Horse Power (HP) ou, em alguns carros importados, Quilowatt (kW).
Como a potência de um carro é calculada
Para que se encontre a potência certa de um motor é necessário ter conhecimento sobre um importante conceito: torque. Este consiste na força que o motor do veículo produz para movimentar-se.
Obtém-se a potência multiplicando o torque pelas rotações por minuto. Por isso, para atingir o melhor desempenho em potência e força é importante encontrar um equilíbrio do motor.
Vale destacar que o torque é calculado pela força aplicada e as rotações por minuto. Assim, quanto maior for o torque, menor será o giro do motor.
Qual a diferença entre as medidas de potência?
Horse Power (HP)
A medida Horse Power (HP) faz parte do Sistema Imperial Britânico, representando a potência necessária para elevar uma massa de 33 libras a uma altura de um pé por minuto.
Cavalo-vapor (CV)
Consiste na aplicação das mesmas regras do HP, porém adaptado para o sistema métrico de medida. Também conhecida como HP métrico, esta medida aponta a potência necessária para erguer 75 kg pela distância de um metro por um segundo.
Quilowatt (kW)
O kW faz parte do Sistema Internacional de Medidas e é normalmente visto nas fichas técnicas de carros alemães. Desenvolvida no século XX, a mesma representa que 1 hp equivale a 0,746 kW e 1 cv a 0,736 kW.
Enfim, cada uma dessas medidas de potência apontam o quão “forte” é o carro que você está prestes a levar para casa. Atualmente, no Brasil, a medida CV é praticamente um padrão entre os fabricantes, mas ainda vemos uma ou outra montadora usando a medida hp.
Portanto, se você tem dúvidas sobre a potência do seu carro, vale, antes de mais nada, conferir o valor da mesma em kW para saber se você está lidando com um HP métrico ou imperial.
Ainda vale destacar que a potência de um veículo pode oscilar considerando fatores externos e mecânicos do dia a dia. Assim, vale ficar atento a altitude e temperatura em que irá trafegar, peso do veículo e combustível a ser usado, antes de fazer a sua compra.
Além disso, não se esqueça que uma manutenção em dia faz toda a diferença para aproveitar o melhor desempenho do motor. Portanto, a checagem periódica do motor e a calibragem correta dos pneus faz toda a diferença.
E, por falar nisso, que tal contar com uma grande aliada na busca por peças e pneus de qualidade? Procure uma loja PMZ mais próxima de você e aproveite nossas vantagens.